rss
twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

De onde vêm as boas ideias?

Nesta semana, recebi por e-mail um vídeo do meu sócio. Ele comentou que tinha descoberto de onde vêm as grandes ideias. Na hora parei para assistir ao vídeo e também para descobrir de onde elas vêm.
Fantástica a definição de Steven Johnson de evolução das ideias e o surgimento delas. Parando para analisar e olhando para as minhas “grandes ideias”, isso faz total sentido.

Tive a ideia de montar uma agência há mais de cinco anos. Tentei abri-la algumas vezes, mas só há dois anos, quando conheci meus dois sócios, consegui executar isso. Por diversas vezes, mudei o foco da “abertura”, mudei estratégias, desenhei fluxos, serviços, processos... rascunhei inúmeras vezes! Deixei de lado esse “sonho” por um tempo e foquei em minha carreira.
Até que um dia, palestrando em um evento de grande importância em SP, após o painel, algumas pessoas me abordaram para tirar dúvidas do assunto que discuti. Até então, nada fora do normal. Quando estava saindo, dois rapazes me chamaram e comentaram que tinham gostado bastante da apresentação. Poderiam ser meus clientes. Me convidaram para bater um papo. Foram quatro reuniões até que, na última, veio a oportunidade: “vamos abrir uma agência especializada em e-commerce?”.
Depois de três anos, quando tive a primeira ideia, até então sem sócios, tive uma explosão de ideias. Mas agora faziam sentido, e aqueles milhares de rascunhos começaram a ter serventia. Conversando com eles posteriormente, passaram por processos similares, mas cada um em seu momento e estilo.
Acredito que isso seja a maior prova de que uma boa ideia – como diz Johnson em sua análise – tenha que passar por uma evolução e por uma colisão de ideias menores e conjuntas, para que, assim, evolua, cresça e faça sentido para você. Não apenas nós mesmos, as ideias também precisam passar por um processo de amadurecimento (evolução).
Minha conclusão – comece a trabalhar ou criar suas grandes ideias agora. Quem sabe daqui a dois, três, quatro ou cinco anos, você já não esteja trabalhando e com sucesso nelas?
Abraços!

By Thiago Sarraf  Quarta-feira, 28/09/2011 às 09h00

0 comentários:

Postar um comentário